A Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio e Serviços (Contracs) se reuniram nesta segunda-feira (29) em São Paulo para discutir pautas de comuns aos três ramos. A reunião foi realizada no auditório da Contraf-CUT e já é resultado do Encontro do Macrossetor Comércio, Serviços e Logística, promovido pela CUT na primeira quinzena de abril.
Além do presidente da CNTV, José Boaventura, diretores da Confederação de todo o país participaram do encontro, garantindo representatividade regional para formular uma pauta condizente com a realidade de todos.
“Esse diálogo entre categorias é importante. São trabalhadores que, apesar de trabalharem no mesmo local, sofrem discriminação. São categorias diferentes, mas com problemas em comum como o adoecimento e condições precárias de trabalho. Além disso, as confederações participantes têm perfil de contato direto com a base”, ressaltou Boaventura.
Os participantes do encontro aprovaram um plano de ação conjunta. São 10 pontos que devem ser revistos em uma segunda reunião sem data a ser realizada, quando serão tratadas as questões práticas dessa agenda.
O secretário Geral da CNTV, João Soares, explicou que a intenção é realizar um trabalho em conjunto para melhorar as condições de trabalho dos terceirizados. “Com isso, vamos diminuir a precarização nos locais de trabalho, fazendo com que os terceirizados tenham os mesmos benefícios dos funcionários diretos daquela empresa”, destacou.
“Esse é um encontro histórico, onde três categorias importantes de um mesmo setor da economia sentam juntas para trocar experiências e pensar ações estratégicas conjuntas visando resolver problemas comuns", afirmou o presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro. "Estamos dando um passo importante na organização sindical dos ramos da CUT."
Plano de ação conjunta
Na reunião desta segunda-feira, os dirigentes das três confederações fizeram uma apresentação dos perfis das categorias de bancários, comerciários e vigilantes, procuraram identificar os problemas e desafios comuns, dando início à discussão de um plano de ação sindical conjunta. Nesse primeiro momento, os diretores da Contraf-CUT, Contracs-CUT e CNTV definiram que essa ação passa pelos seguintes temas:
> Combate ao projeto de terceirização que tramita no Congresso.
> Unificação da data-base.
>Construção de uma radiografia do setor e dos acordos coletivos das três categorias.
> Mobilização conjunta.
> Edição de jornal conjunto.
> Realização de Conferência Nacional dos Direitos do Consumidor.
> Fim da rotatividade no emprego.
> Isonomia de tratamento.
> Combate ao calote das empresas terceirizadas.
> Combate à insegurança nos bancos.
Os problemas e desafios levantados serão aprofundados pelos sindicatos das três categorias, cujas propostas serão trazidas para a próxima reunião. A ideia é ampliar a discussão para as demais categorias do macrossetor de serviços, comércio e logística.
Fonte: CNTV com Contraf-CUT