quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Escala 12x36: jornada é inegociável e não vamos ceder às chantagens dos patrões

Carlos Gil, presidente do Sindicato dos Vigilantes de
Duque de Caxias, reforça a luta pela manutenção da
escala 12x36 para os vigilantes
Um dos assuntos mais comentados em todas as rodas de vigilantes é o possível fim da jornada 12x36. O presidente da CNTV – Confederação Nacional dos Vigilantes, José Boaventura, afirmou que não haverá negociação sobre o tema.

“Eles querem discutir conosco uma pauta nojenta. Fizemos um dia nacional de protesto denunciando a chantagem patronal. No dia 14 de setembro, o presidente da Fenavist afirmou, durante uma reunião no sul do país, que nunca quis acabar com a escala 12x36. Nós da CNTV fizemos o seguinte diagnóstico, o fim da 12x36 é uma chantagem”, disse Boaventura.

Para o advogado da CNTV e do Sindicato dos Vigilantes de Brasília, Dr Jonas Duarte, o que os patrões querem é resolver o problema do pagamento do intervalo que o vigilante tem direito. Os patrões se recusam a pagar o tempo do intervalo e atacam a jornada 12x36.

“A escala 12x36 não incomoda os empresários. O que eles querem é que os trabalhadores resolvam a questão do intervalo, que eles não querem pagar”, declara Jonas.

“Isso é uma discussão jurídica. É uma marginalidade econômica a tentativa de furtar o direito a receber pelo intervalo que é um direito do trabalhador”, acrescenta Dr Fragoso, advogado do Sindicato dos Vigilantes de Pernambuco.

A jornada 12x36 surgiu em 1979 durante uma greve em plena ditadura militar que considerava crime o movimento paredista. A nova jornada possibilitou o trabalhador a ter mais de um emprego. A escala não está expressa em lei, mas é regulamentada através das convenções coletivas e reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego e a Justiça do Trabalho.

Outras questões que também estão nos corredores de boatos são as possíveis escalas de 8 horas, 6 horas e, até mesmo, 4 por 4 horas, que significaria que o vigilante que trabalhasse de 08:00hs da manhã às 12:00hs, folgaria as próximas quatro horas e retornaria ao trabalho às 16:00hs para uma jornada até as 20:00hs. Isso é totalmente rechaçado pela CNTV, federações e sindicatos filiados.

“Acabar com a 12x36 somente se tiver dirigente sindical sem vergonha. Não pode ser uma decisão unilateral. O trabalhador não quer jornada de 8 horas, de seis horas, muito menos de 4horas em 4 horas”, afiança Boaventura.

Fonte: CNTV

2 comentários:

  1. Acho isso uma falta de respeito com nos trabalhadores já não pagam o que devem e ainda ficam inventando ....

    ResponderExcluir
  2. Acho isso uma falta de respeito com nos trabalhadores já não pagam o que devem e ainda ficam inventando ....

    ResponderExcluir